Filmes por gênero

CINZAS AO VENTO (1950)

Bright leaf
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Fumos da ambição (Portugal)
Le roi du tabac (França)
El rey del tabaco (Espanha)
Semillas de venganza (México, Chile)
Le foglie d'oro (Itália)
Zwischen zwei Frauen (Alemanha, Austria)
Brinnande guld (Suécia)
Het masker valt (Holanda)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Ranald MacDougall
Produção: Henry Blanke
Música Original: Victor Young
Fotografia: Karl Freund
Edição: Owen Marks
Direção de Arte: Stanley Fleischer
Guarda-Roupa: Marjorie Best, Leah Rhodes
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Stanley Jones
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1953

Elenco

Gary Cooper Brant Royle
Patricia Neal Margaret Jane Singleton
Lauren Bacall Sonia Kovac
Jack Carson Chris Malley
Donald Crisp Major Singleton
Elizabeth Patterson Tabitha Singleton
Jeff Corey John Barton
Gladys George Rose
Taylor Holmes Advogado Calhoun
Chalky Williams Xerife
Thurston Hall Phillips
Pat Flaherty Fazendeiro
Sam Flint Johnson
Pat Goldin Primo Arthur, pianista
James Griffith Ellery
Leslie Kimmell Hopkins
Celia Lovsky Costureira
Cleo Moore Prima Louise
Nita Talbot Prima Emily
Bill Walker Simon

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1894, Brant Royle retorna à comunidade de Kingsmont, Carolina do Norte, anos depois que o magnata do charuto, James Singleton, expulsou sua família de sua fazenda de tabaco. À medida que caminha pela cidade, Brant quase é atropelado por um veículo conduzido por Margaret, filha de Singleton. Para horror de sua tia, Tabitha, Margaret fala com Brant, embora não muito gentilmente, e este deixa claro que se acha romanticamente interessado nela. Enquanto isso, Singleton reúne-se com John Barton, o inventor de uma máquina que empacota cigarros. Ele, que prefere charutos a cigarros, recusa-se a comprar a tal máquina.

Quando Singleton toma conhecimento de que Brant voltou à Kingsmont, ele proíbe Margaret de falar com ele, e quando ela insiste que fará o que quiser, ele determina que Brant seja expulso da cidade pela segunda vez. Tabitha, então, acusa Margaret de deliberadamente provocar seu pai, o que ela não nega. Na cidade, Singleton e Brant brigam por causa da jovem. Barton ouve a discussão dos dois e aproveita a hostilidade entre eles para tentar vender sua máquina de empacotar cigarros a Brant.

Pouco tempo depois, quando Chris Malley, um vendedor de patentes de medicamentos, se refugia na casa de Sonia Kovac, depois que alguns clientes tentaram atacá-lo, Brant lhe oferece um trabalho como vendedor de cigarros. Vários anos mais tarde, os parceiros mostram-se muito bem sucedidos, tendo apenas Singleton como seu principal concorrente.

Quando Margaret descobre que Brant está planejando celebrar o aniversário de Sonia, ela o convida para visitá-la. Ele atende ao seu pedido, mas é posto para fora por Singleton. Na ocasião, ele lhe diz que pretende se casar com ela, mas Margaret lhe responde que tal pretensão é impossível enquanto ele permanecer amigo de Sonia. Mais tarde, ele lembra à Sonia que nunca lhe fez qualquer tipo de promessa e que planeja casar-se com Margaret porque ela é realmente uma dama. Em seguida, Chris tenta dizer à Sonia que a ama, mas ela toma essa declaração como uma piada.

Sem desistir de Margaret, Brant assume os empréstimos de Singleton e procura trocá-los por ela. Embora Singleton recuse a proposta de Brant, Margaret o informa que vai se casar com ele e recuperar seu dinheiro. Não concordando com os planos da filha, Singleton desafia Brant para um duelo e, quando este se recusa a enfrentá-lo, ele se mata. Tornando-se cada vez mais ganancioso e egoísta, Brant termina fazendo com que Barton saia de sua empresa. Até o leal Chris Malley se mostra preocupado com o comportamento de Brant.

Margaret e Brant finalmente se casam e vão morar na casa redecorada de Singleton, mas são infelizes no casamento. Quando o procurador-geral abre um processo contra a Royle, Inc., Brant, envolvido demais com seus problemas conjugais, não dá a atenção necessária à sua empresa. Para complicar sua situação, depois que Chris revela que Margaret vendeu todas as ações que possuía na empresa, Brant a confronta e ela admite tudo, afirmando que tendo agora vingado a morte do pai, deseja o divórcio.

Em sua fúria, Brant cai e acidentalmente incendeia a casa. Em seguida, ele pede desculpas à Sonia, afirmando que agora os Singletons não fazem mais parte de sua vida. Ela lhe responde que infelizmente seu pedido de desculpas está sendo colocado com alguns anos de atraso e sugere que ele vá embora de Kingsmont.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Michael Curtiz, a partir de um roteiro escrito por Ranald MacDougall, “Cinzas ao Vento” é um bom filme produzido pela Warner Brothers em 1950. Sua trama, baseada num livro de Foster Fitzsimmons, é marcada por um bom ritmo. Próximo do final, há um momento brilhante quando Brant Royle descobre as verdadeiras intenções de sua esposa Margaret.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Curtiz é de primeira linha, assim como a fotografia a cargo de Karl Freund. No elenco, com atuações bastante convincentes, destacam-se Patricia Neal, Gary Cooper e Lauren Bacall.

CAA