Filmes por gênero

O ADVERSÁRIO (2002)

L'adversaire (França)
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: El adversario (Espanha)
L'avversario (Itália)
Pais: França, Suíça, Espanha
Gênero: Drama, Crime, Suspense
Direção: Nicole Garcia
Roteiro: Nicole Garcia, Jacques Fieschi, Frédéric Bélier-Garcia
Produção: Alain Sarde
Design Produção: Véronique Barnéoud
Música Original: Angelo Badalamenti
Fotografia: Jean-Marc Fabre
Edição: Emmanuelle Castro
Direção de Arte: Thierry Flamand
Figurino: Nathalie du Roscoat
Guarda-Roupa: Tess Hammami
Maquiagem: Patrick Girault
Efeitos Sonoros: Jean-Pierre Duret, Nicolas Moreau, Stéphanie Granel e outros
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 2005

Elenco

Daniel Auteuil Jean-Marc Faure
Géraldine Pailhas Christine Faure
François Cluzet Luc
Emmanuelle Devos Marianne
Alice Fauvet Alice
Michel Cassagne Pai de Jean-Marc
Joséphine Derenne Mãe de Jean-Marc
Anne Loiret Cécile
Martin Jobert Vincent
Olivier Cruveiller Jean-Jacques
Bernard Fresson Pai de Christine
Nadine Alari Mãe de Christine
François Berléand Rémi
Hubert Saint-Macary Dr. Lantier
Humbert Balsan Dr. Michel Philippot

Indicações

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Nicole Garcia)

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Ator (Daniel Auteuil)

César de Melhor Ator Coadjuvante (François Cluzet)

César de Melhor Atriz Coadjuvante (Emmanuelle Devos)

Sinopse

Para sua mulher, seus dois filhos, seus pais e seus amigos, Jean-Marc Faure era um profissional brilhante, formado em medicina, pesquisador da OMS em Genebra e professor de uma Universidade.  Como viajava freqüentemente à Suiça, seus parentes e amigos entregavam-lhe enormes somas em dinheiro para serem aplicadas em investimentos lucrativos.

Ocorre que nada disso era verdade.  Na realidade, sua vida era um amontoado de mentiras, no qual cada vez mais ele se afundava.  Durante 15 anos, todos foram por ele enganados.  Na Faculdade de Medicina, ele nunca passou do 2º ano e, por conseqüência, nunca foi médico, nem pesquisador da OMS e, muito menos, professor universitário.

Todas as manhãs, saia cedo de casa, pegava a auto-estrada e passava o dia ouvindo rádio ou no barzinho da OMS.  Lia o suficiente para poder continuar a mentir à noite.  Ele se mantinha com o dinheiro que lhe era entregue para ser aplicado na Suiça.

As coisas começaram a piorar quando seu sogro pediu-lhe para que efetuasse um resgate que lhe permitisse comprar um novo carro.  Como não havia nenhuma aplicação e o dinheiro a ele entregue já tinha sido gasto, a solução encontrada foi a de matá-lo, simulando um acidente.

Envolvendo-se com uma amante, sua relação começa a ficar difícil quando ela precisa de dinheiro.  Depois de 15 anos, sua esposa descobre que ele não consta da lista de empregados da OMS.  Quando ela lhe pede uma explicação, ele percebe que está a um passo de ser desmascarado e, depois de ter pensado em se suicidar, decide matar seus familiares: pai, mãe. esposa e os dois filhos.

imagem imagem imagem

Comentários

Inspirado em fatos verídicos, "O Adversário" conta a história de um homem que conseguiu passar 15 anos a mentir para sua família e amigos mais próximos.  Realizado pela diretora Nicole Garcia, o filme não procura julgar nem mesmo compreender as razões que o levaram a se envolver nessa perigosa teia de mentiras.

O trabalho de Garcia é muito bom, ao mostrar o cotidiano desse homem, suas mentiras, bem como seu desespero ao sentir a possibilidade de ser desmascarado.  A música de Angelo Badalamenti também é muito boa.

Mas o grande destaque do filme reside na magnífica interpretação de Daniel Auteuil, na pele de um atleta da trapaça e da mentira.  Ele expressa com sutileza a psicose do personagem em sua luta interior.  Como coadjuvantes, destacam-se as atuações de Emmanuelle Devos, Géraldine Pailhas e François Cluzet.

CAA