Filmes por gênero

JORNADA SINISTRA (1937)

Dark Journey
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Jornada negra (Portugal)
Le mystère de la section 8 (França, Bélgica)
Le tre spie (Itália)
La mujer enigma (Espanha)
Dunkle Geschäfte (Austria)
Spioncentral Stockholm (Dinamarca)
Menschen met maskers (Holanda)
Vakoilukeskus Tukholma (Finlândia)
Мрачное путешествие (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Romance, Suspense, 1ª Guerra Mundial
Direção: Victor Saville
Roteiro: Lajos Biró
Produção: Victor Saville
Música Original: Richard Addinsell
Direção Musical: Muir Mathieson
Fotografia: Georges Périnal, Harry Stradling Sr.
Edição: Hugh Stewart
Figurino: René Hubert
Efeitos Sonoros: A.W. Watkins, Charles Tasto
Efeitos Especiais: Ned Mann, Edward Cohen, Lawrence W. Butler
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1963

Elenco

Vivien Leigh Madeleine Goddard
Conrad Veidt Barão Karl Von Marwitz
Joan Gardner Lupita
Anthony Bushell Bob Carter
Austin Trevor Dr. Muller
Eliot Makeham Anatole Bergen
Ursula Jeans Gertrude
Margery Pickard Colette
Edmund Willard General Berlin, da Inteligência alemã
Sam Livesey Major Schaeffer
Charles Carson Chefe do 5º Bureau
Philip Ray Faber
Henry Oscar Magistrado sueco
Laurence Hanray Cottin
Reginald Tate Imediato do Q-Boat
Cecil Parker Capitão do Q-Boat
Percy Walsh Capitão do Paquete sueco
Robert Newton Oficial do U-Boat
Laidman Browne Rugge
M. Martin Harvey Bohlan
Anthony Holles Holandês

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na primavera de 1918, a modista suíça Madeleine Goddard retorna à Estocolmo depois de uma ida à Paris para comprar vestidos. Ela, que é uma espiã para os nazistas, então visita seus contatos alemães e lhes fala sobre as informações conseguidas em relação aos movimentos das tropas aliadas. Suas informações são habilmente costuradas nos vestidos que ela transporta, e os alemães acreditam que ela seja um de seus principais espiões.

Sem que eles saibam, Madeleine é, na verdade, uma agente dupla francesa, e procura conhecer a identidade do novo líder do serviço secreto alemão que se acha sediado em Estocolmo. Enquanto ela conversa com seus cúmplices, dois cidadãos alemães cruzam a fronteira para a Suíça. Um deles é o Dr. Muller, que deve reorganizar a rede de espiões da qual Madeleine faz parte, e o outro é o Barão Karl Von Marwitz, um desertor da Marinha alemã.

Em seguida, em uma boate com seu habitual acompanhante, o agente do Serviço Secreto Britânico, Bob Carter, Madeleine comenta o truque usado por Von Marwitz para prever o que uma jovem lhe dirá depois que ele a beija.

No dia seguinte, intrigado com a beleza e o comportamento de Madeleine, Von Marwitz visita sua loja em companhia de Lupita, uma socialite brasileira. Na ocasião, cansado do comportamento temperamental da brasileira, ele começa a pedir à Madeleine para sair com ele. Como ela recusa continuamente seus pedidos, ele começa a comprar todo o estoque de sua loja até que finalmente ela cede.

Madeleine, então, lhe dá informações de seus contatos alemães sobre uma contraofensiva aliada, e começa a ver Von Marwitz. Apesar de suas nacionalidades diferentes, o casal rapidamente se apaixona, para desânimo de Bob, que retorna à Estocolmo depois de uma breve passagem por Londres para investigar a confiabilidade de Madeleine. Na noite em que Von Marwitz lhe propõe casamento, seu fiel porteiro e conspirador, Anatole Bergen, é assassinado.

Abalada com a morte de Anatole, Madeleine procura o Dr. Muller e outros membros da rede de espionagem, que lhe dizem que a informação que ela forneceu revelou-se desastrosa para o exército alemão. Na ocasião, Muller ordena que ela vá à Paris imediatamente e verifique se seus contatos franceses são realmente confiáveis.

Depois de uma jornada difícil, Madeleine chega à Paris, onde é cumprimentada secretamente por um funcionário francês e recebe a medalha militar pelos serviços prestados ao seu País. Ao retornar à Estocolmo, ela deduz que Von Marwitz é o líder do serviço secreto alemão, quando ele revela seu conhecimento de que ela é realmente uma espiã francesa.

Os amantes se mostram felizes por se livrarem das mentiras entre eles, mas reconhecem, com corações partidos, que o sonho de uma vida em conjunto nunca poderá ser realizado. Madeleine corre para Bob, que promete ajudá-la a escapar de Estocolmo e dos alemães, enquanto Von Marwitz planeja sua captura.

No dia seguinte, Bob engendra a prisão de Madeleine pela polícia sueca, frustrando o plano de Von Marwitz. Madeleine é, então, deportada, mas ao deixar as águas sob jurisdição sueca, seu navio é parado por um submarino alemão. Von Marwitz sobe à bordo e prende Madeleine por ser uma espiã francesa, mas seus planos são, mais uma vez, frustrados por Bob, através de um destróier que derrota os alemães, captura Von Marwitz e resgata Madeleine.

Com a certeza de que Von Marwitz será apenas detido até o final da guerra, e na esperança de um futuro juntos, os amantes acenam quando ele é levado para o destróier.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Victor Saville, a partir de um roteiro escrito por Lajos Biró, “Jornada Sinistra” é um filme britânico produzido pela London Film Productions em 1937. Sua trama, baseada num trabalho de Lajos Biró, é um misto de aventura, romance e suspense.

Na direção, Saville realiza um trabalho razoavelmente bom, principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. A fotografia, em preto e branco, a cargo de Georges Périnal e Harry Stradling Sr., é de boa qualidade, embora não tenha nada de especial.

No elenco, demonstrando uma ótima presença na tela, o grande destaque é, sem nenhuma dúvida, a bela atriz Vivien Leigh, aos 23 anos de idade, seguida pela boa atuação de Conrad Veidt.

CAA