Filmes por gênero

AO DESPERTAR DA PAIXÃO (1956)

Jubal
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Jubal (Portugal, Espanha, Dinamarca)
L'homme de nulle part (França)
Vento di terre lontane (Itália)
Der Mann ohne Furcht (Alemanha, Austria)
Främlingen från vidderna (Suécia)
Ranczo w dolinie (Polônia)
De vloek van de prairie (Holanda)
Peloton mies (Finlândia)
Джубал (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Delmer Daves
Roteiro: Delmer Daves, Russell S. Hughes
Produção: William Fadiman
Música Original: David Raksin
Direção Musical: Morris Stoloff
Fotografia: Charles Lawton Jr.
Edição: Al Clark
Direção de Arte: Carl Anderson
Figurino: Jean Louis
Maquiagem: Clay Campbell
Efeitos Sonoros: Harry Smith, John P. Livadary
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1963

Elenco

Glenn Ford Jubal Troop
Ernest Borgnine Shep Horgan
Rod Steiger 'Pink' Pinkum
Valerie French Mae Horgan
Felicia Farr Naomi Hoktor
Basil Ruysdael Shem Hoktor
Charles Bronson Reb Haislipp
Noah Beery Jr. Sam
John Dierkes Carson
Jack Elam McCoy
Robert Burton Dr. Grant
Larry Hudson Bayne
John L. Cason Rancheiro
Don C. Harvey Jim Tolliver
Robert Knapp Jake Slavin
William Rhinehart Matt
Guy Wilkerson Cookie
Ann Kunde .
Juney Ellis .
Michael Daves .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jubal Troop, um "cowboy" itinerante, cuja vida tem sido assolada pela falta de sorte, é encontrado gravemente ferido pelo rancheiro Shep Horgan, um bondoso criador de gado de Wyoming, depois de perder seu cavalo durante uma nevasca a caminho de Montana. Shep o leva para seu rancho, onde lhe oferece um emprego. Pouco tempo depois, suas qualidades, como vaqueiro, fazem com que Shep o transforme em seu melhor amigo e o nomeie para capataz do rancho. Além dos ciúmes e inveja provocados no vaqueiro Pink, Jubal é assediado pela infiel esposa de Shep, Mae, que é infeliz em seu casamento e já foi amante do vaqueiro.

Certo dia, ao encontrar um grupo de peregrinos, com vários de seus membros doentes, Jubal lhes concede permissão para acamparem nas terras de Shep e oferece emprego a Reb Haislipp, um vaqueiro que acompanhava o grupo. No acampamento dos peregrinos, Jubal conhece Naomi Hoktor e se sente atraído por ela. Os dois discutem o desejo mútuo de terem sua própria casa. Ao tomar conhecimento do ocorrido, Mae o reprova por mostrar interesse em outra mulher, mas ele reitera sua lealdade a Shep.

No dia seguinte, Jubal é procurado por Jake Slavin, um dos peregrinos, que o adverte para ficar longe de Naomi, que lhe foi prometida. Ao procurá-la, ela confirma ter sido prometida a Jake, embora o deteste, e lhe pede seu primeiro beijo. Naquela noite, Mae vai ao acampamento entregar um relatório ao marido e este, preocupado com sua segurança, pede que Jubal a acompanhe em seu caminho de volta ao rancho. Ao chegar em casa, ela tenta mais uma vez atraí-lo, mas ele a rejeita.

Enquanto isso, no acampamento, quando todos dormem, Pink acorda Shep para dizer-lhe que Jubal ainda não voltou. Ao insinuar que Jubal deve estar nos braços de Mae, Pink faz com que Shep vá ao rancho para descobrir a verdade. Ao chegar lá, ele encontra sua mulher dormindo, sozinha, em sua cama. Ao beijá-la, no entanto, ela o chama de Jubal e, para se vingar por sua rejeição, ela mente e diz ao marido que eles são amantes.

Enquanto isso, Reb encontra Jubal bebendo no Saloon e, logo depois, Shep chega com uma Winchester carregada. Acusando Jubal de traidor, ele se prepara para matá-lo, quando Reb joga uma pistola para que o amigo possa se defender. No confronto que se segue, Jubal é ferido e obrigado a matar seu amigo. As pessoas que testemunharam o tiroteio acreditam nas acusações de Shep e espalham a notícia da traição de Jubal. No rancho, Pink corre para informar Mae sobre o ocorrido, mas quando ela o rejeita, mais uma vez, ele bate nela fortemente.

Enquanto isso, Reb leva o ferido Jubal para o acampamento de Shem Hoktor e pede ajuda. Quando Jake se opõe a colocar os outros em perigo por conceder refúgio a Jubal, Shem decide acomodá-lo em sua própria carroça, separando-a das demais. Quando Pink vai à cidade incitar uma multidão a linchar Jubal, Naomi o conforta, assegurando-lhe que ele não tinha outra escolha além de atirar em seu amigo. Ciumento e rancoroso, Jake diz a Pink em qual carroça Jubal se acha escondido.

Quando Jubal se prepara para deixar a carroça, Reb o adverte que Pink e um grupo de homens armados se encontram a poucos minutos de distância. Pensando rapidamente, ele acredita que sua única chance é voltar ao rancho e forçar Mae a dizer a verdade. Assim, quando Jake chega com o grupo, Shem o rejeita, enquanto Reb informa Pink que Jubal está esperando por ele no rancho. Enquanto isso, quando Jubal encontra Mae brutalizada no chão do celeiro, ela confessa que mentiu para o marido e aceita a responsabilidade por sua morte.

Quando o grupo armado chega ao rancho, Jubal sai do celeiro para enfrentar Pink, enquanto o Dr. Grant, um médico membro do grupo, entra para cuidar de Mae. Pouco tempo depois, o médico anuncia que Mae está morta e que, antes de morrer, confessou que Pink é o único responsável pelas mortes dela e de seu marido. Logo em seguida, Naomi chega e se junta a Jubal e Reb, e os três partem juntos.


imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Delmer Daves, a partir de um roteiro por ele escrito, juntamente com Russell S. Hughes, “Ao Despertar da Paixão” é um filme norte-americano produzido pela Columbia Pictures Corporation em 1956. Sua trama, baseada num romance de Paul Wellman, é um verdadeiro misto de faroeste com tragédia Shakespeariana, envolvendo quatro personagens principais: uma mulher mal casada, seu marido e dois empregados da família.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Daves é de primeira linha, assim como a fotografia assinada por Charles Lawton Jr., e marcada pelas belas cenas do velho Oeste. No elenco, destacam-se os atores Glenn Ford, Ernest Borgnine, Rod Steiger e Valerie French nos quatro principais papéis.

CAA